top of page
  • Foto do escritorRecstory

Plano-sequência: conheça a técnica que traz realismo para o audiovisual - Recstory



Recentemente, nós mostramos quais são os planos e enquadramentos de câmera e qual é a importância de cada um na narrativa audiovisual (acesse aqui). Dentre deles, encontra-se o plano-sequência, caracterizado por transmitir uma ideia de continuidade para um vídeo ou filme, dando a sensação de não haver cortes - aparentes.

Tal técnica, já foi utilizada para reduzir o trabalho com a pós-produção - e isso, consequentemente, resulta na diminuição de custos. Porém, nos dias de hoje, utiliza-se o plano-sequência para trazer uma sensação de imersão ao espectador.


Continue a leitura para conhecer um pouco mais sobre a técnica que traz realismo para o audiovisual.

 

O plano-sequência e seu realismo no audiovisual


Como dissemos brevemente, o plano-sequência é aquele em que não há cortes de câmera ou quando há, eles são imperceptíveis entre as cenas. Nesse último caso, os produtores e continuístas precisam ter atenção dobrada e os atores precisam estar muito bem ensaiados. Ninguém gostaria de errar a última fala em um take longo e ter que refazer tudo, não é?


Não há dúvidas, optar por utilizar plano-sequência em uma produção audiovisual trata-se de uma escolha trabalhosa. No entanto, é uma técnica capaz de tornar uma obra audiovisual muito mais rica e realista, em decorrência da capacidade de levar a imaginação do espectador ao inimaginável.


O hiper-realismo é visto com ainda mais força em algumas produções cinematográficas - garantindo premiações. Confira alguns a seguir.


Filmes que contam com plano-sequência


1917 (2019)

O longa-metragem que retrata a Primeira Guerra Mundial tem marcantes e extensos takes em plano-sequência, recebendo 10 indicações ao Oscar em 2019.


Pantera Negra (2018)

Um dos filmes mais aclamados do Universo Marvel conta com uma cena intensa realizada totalmente em plano-sequência.


Atômica (2017)

O filme repleto de cenas de ação, apresenta um take que inicia em um elevador e se desenrola na escadaria do prédio, totalmente em plano-sequência.


O Regresso (2015)

Esse filme não só rendeu o prêmio de Melhor Ator para Leonardo DiCaprio, como também deu ao diretor Alejandro Iñárritu a estatueta de Melhor Direção.


Victoria (2015)

O filme alemão conta com - nada mais, nada menos - que 134 minutos de um único plano-sequência.


Birdman (2014)

Alejandro Iñárritu, o filme vencedor do Oscar de: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Roteiro Original de 2015, também é apresentado ao espectador em plano-sequência.


Como você viu, o plano-sequência não deixa a desejar no quesito cativar o público. As cenas atraem a atenção do espectador e o deixa instigado.


Vale ressaltar que a técnica não é restrita a grandes produções cinematográficas. Elas podem ser incorporadas a produções audiovisuais menores. O plano-sequência já foi usado em vídeo clipes e em séries televisivas, como a brasileira Sob Pressão e a super produzida Game of Thrones.


A produtora de vídeo Recstory, de Novo Hamburgo/RS, produz vídeos para auxiliar no crescimento e notoriedade da sua empresa, além entregar um diferencial de comunicação com demandas desde a produção de vídeo, filmagens com drone e demais soluções audiovisuais.


Veja nosso portfólio.

575 visualizações0 comentário
bottom of page