top of page
  • Foto do escritorRecstory

Qual é o impacto da estética nas produções audiovisuais? - Recstory



Quando falamos em produções audiovisuais, estamos nos referindo a conteúdos que manifestam a mensagem e também a imagem da empresa. São eles que apresentam todo o negócio e reforçam seus valores.


E para que os objetivos do vídeo sejam atendidos da maneira que se espera, existe uma série de recursos e ferramentas que servem como apoio para a transmissão da mensagem. Entre elas está a estética, que será assunto nesse artigo.


Iremos abordar o impacto da estética nas produções audiovisuais, então não deixe de acompanhar até o final.


 

Qual é o impacto da estética nas produções audiovisuais?


A estética sempre teve um impacto significativo na moda, no design e em demais áreas consideradas criativas. Justamente por serem setores que valorizam a atração visual, grande parte por serem importantes e significarem o sucesso de um produto.


Também podemos ver essa relação dentro da arquitetura e da publicidade. Nesses casos, podemos exemplificar da seguinte forma: tudo o que é esteticamente agradável tende a nos causar conforto, enquanto projetos desagradáveis nos causam incômodo e insatisfação.


Isso nos leva a outro setor: o audiovisual. A estética é extremamente importante quando o assunto é a produção de vídeos. Ela ajuda a fortalecer a imagem do negócio, complementando o que está sendo dito.


Por essa razão, ela não deve ser ignorada. Lembre-se: o que for esteticamente desagradável pode causar um impacto negativo na sua audiência. Seguindo a mesma lógica, uma estética atrativa e alinhada com a imagem da marca pode engajar o público e gerar confiança para clientes em potencial.


A estética no audiovisual diz respeito à cores, fontes e elementos sonoros que em conjunto são capazes de transmitir sensações e até mesmo influenciar a percepção do que está sendo comunicado.


Neste vídeo da DNK, o cliente buscava realçar a tecnologia do processo de fabricação dos produtos em laboratório e também na linha de produção da empresa como um todo. Para isso, nossa equipe de pós-produção deu preferência pelos tons em azul, que remetem justamente à inteligência e tecnologia.


Nós temos um artigo que fala detalhadamente sobre a psicologia das cores no audiovisual e como o uso estratégico contribui para cada produção, leia aqui.


Tanto as cores, quanto a escolha da trilha sonora, ajudam a estabelecer a atmosfera ideal para cada tipo e objetivo de vídeo. Por exemplo: uma música suave e objetos de cena em tons de verde podem transmitir calma e bem-estar.


É importante organizar as informações e planejar previamente para que todas as ferramentas trabalhem em conjunto para, no vídeo, refletir a personalidade da empresa de forma coerente.


 

Para concluir, é importante reforçar que a valorização estética é um recurso que pode ser utilizado em qualquer tipo de produção de vídeo. Desde à animação, durante a pós-produção, até os vídeos com captação, contando com objetos de cena.


Se ficou com vontade de produzir um vídeo animado, comercial ou institucional para sua empresa, chame nossa equipe! A Recstory atende o mercado corporativo e publicitário, produzindo conteúdos criativos e de qualidade. Clique no botão abaixo e veja nossos trabalhos!


Comments


bottom of page