top of page

Making of: por que engajar sua audiência com vídeos de bastidores? - Recstory



Os bastidores de um evento ou de uma produção, tendem a atrair muito a atenção do público e os motivos são diversos: acompanhar os passos até a finalização do material, observar a interação da equipe, bem como a rotina dos profissionais, e até para se aproximar de quem está por trás daquela produção.

Mostrar os detalhes do making of através de vídeos, vêm ganhando cada vez mais popularidade dos usuários, a medida que a curiosidade de conhecer o processo, também cresce.


Nesse artigo, vamos mostrar por que engajar sua audiência com vídeos de bastidores. Continue a leitura!



O que significa making of?


O termo inglês traduzido ao pé da letra, significa "realização de". O conteúdo que se enquadra nesse estilo - fotos ou vídeos - tem como objetivo mostrar todo o processo envolvido durante uma gravação audiovisual.

Atualmente, esse tipo de conteúdo é fortemente visto no vídeo marketing, além de videoclipes, séries e filmes.


3 razões que fazem os vídeos de making of engajarem a audiência


Uma das maneiras mais bacanas de criar um vínculo com as pessoas que acompanham a sua empresa, o seu conteúdo, é mostrando os bastidores das produções realizadas.

Tais registros, permitem que a audiência veja os momentos que antecedem a gravação, a descontração entre as pessoas de modo mais espontâneo, e os erros de gravação.


Vídeo de making of do comercial para a Sorrifácil, produzido pela Recstory


Veja a seguir, as 3 razões que fazem os vídeos de making of engajarem a audiência.


1) Estimula a curiosidade do público


Como adiantamos, a curiosidade do público é despertada para saber como uma produção foi realizada, muitas vezes sem os efeitos da edição.

Um bom gancho a se utilizar, aproveitando a curiosidade que já existe, é reservar algumas informações, dicas importantes a serem divulgadas somente no vídeo de making of e assim, aumentar a expectativa do público em cima do conteúdo.


2) Humaniza a produção e a marca


Quando a audiência enxerga a produção em desenvolvimento, os erros de gravação por trás do conteúdo final, algum problema que surge de última hora, ela reconhece o trabalho de todos os envolvidos e sua entrega. Além disso, o making of mostra a realidade do set de filmagem, a relação entre toda a equipe e isso humaniza a produção e também a empresa.


3) Aproxima a audiência da sua empresa


Uma das principais razões para produzir um vídeo de making of, está diretamente ligada a identificação do público com o conteúdo, que resulta em uma aproximação considerável.

É preferível divulgar tais vídeos nas redes sociais da empresa, como material complementar à uma campanha ou estratégia de comunicação.


Pelo modo natural em que envolve o público com a empresa, os vídeos de making of são frequentemente usados por produtores de conteúdo, que reconhecem a sua eficácia no engajamento. As marcas, porém, podem se beneficiar muito da criação de vídeos que mostrem bastidores de uma campanha ou ação específicas.


Preparado para iniciar a sua produção de vídeos?

Seja para essa ou outras produções, a produtora de vídeo Recstory oferece serviços que atendem os objetivos do mercado publicitário e empresarial com profissionais experientes, produzindo conteúdos criativos e de qualidade para que o seu negócio tenha resultados excelentes.


Acesse o site e confira nosso trabalho.


bottom of page