top of page

O que você precisa saber sobre pós-produção de vídeo - Produtora de vídeo Recstory

Atualizado: 8 de abr. de 2020



O momento de produção de um vídeo possui três etapas fundamentais para a qualidade do produto final: a pré-produção, a produção e a pós-produção.

Neste conteúdo, faremos uma abordagem aprofundada em relação à terceira delas, a cereja do bolo no audiovisual, a pós-produção.


Antes de todo o material chegar ao último estágio de produção, ele passa pela pré-produção e também, pela produção, propriamente dita. Tudo o que foi bem captado durante a produção, ficará ainda melhor na pós-produção. Para isso, torna-se indispensável cuidado redobrado nas etapas iniciais de captação de vídeo.


Pré-produção - A primeira etapa corresponde às definições e alinhamentos entre a produtora de vídeo responsável pela produção e as equipes - tanto a equipe envolvida na produção, quanto a contratante -. O processo de pré-produção envolve tanto as questões de equipamentos que serão utilizados na gravação, quanto à locação, os atores e também, algumas recomendações para a captação.


Produção - Investir em uma boa captação de som e imagem na hora da gravação facilita, e muito, no momento da pós-produção de um vídeo. Isso porque quanto mais estruturada e organizada for a produção, mais fácil e prática será a captação e posteriormente, a edição das imagens e do áudio.


Pós-produção - Na última etapa, o que foi bem captado tende a ficar ainda melhor, pois os profissionais da edição farão correções de cor, irão trabalhar em uma paleta de cores que visa o conceito do vídeo, se é algo com teor tecnológico ou emotivo, por exemplo. Elementos gráficos que irão compor as cenas captadas - como textos - serão inseridos. Em outras palavras, é a edição que dá o tom do vídeo, possibilitando que o mesmo conte uma história.


Seleção das cenas


O primeiro passo da pós-produção de vídeo, é a seleção das imagens que serão utilizadas no conteúdo audiovisual. O fundamental nesse momento é escolher as cenas com maior qualidade técnica.


Edição


Com as cenas definidas, inicia-se o processo de edição do vídeo. Nesse momento, todos os cortes necessários são feitos e as cenas selecionadas são inseridas.


Tratamento e correção


Em alguns casos, as imagens podem ser captadas em diferentes horários do dia, gerando cores distintas na imagem. Por essa razão, a edição é fundamental para tratar a imagem e corrigir as cores, suavizando e dando uniformidade ao conteúdo.


Animação


Na etapa da animação, são inseridos letterings (como títulos), animação do logotipo da empresa e até mesmo alguns efeitos especiais. Tais projeções podem compor o vídeo junto do material captado.


Som


O áudio de um conteúdo em vídeo passa pelas mesmas etapas das imagens: seleção, correção e ajustes. Toda a sonoplastia, efeitos sonoros e trilha sonora podem ser adicionados ao vídeo na pós-produção, sem a necessidade de ser captado na gravação.


Finalização e exportação


Por fim, áudio e imagem são unificados em um mesmo projeto, sincronizados, finalizados, exportados e então, enviados para o cliente.

Se você quiser maiores informações, entre em contato com a nossa equipe e saiba como a Recstory pode te ajudar e contribuir para o crescimento e notoriedade da sua empresa.


380 visualizações0 comentário
bottom of page