top of page
  • Foto do escritorRecstory

A função do som ambiente em produções de filmes e vídeos - Recstory



No audiovisual existem diversos detalhes e recursos que, quando bem combinados, fazem com que o material final seja realmente atrativo para a audiência: animações, transições, trilha sonora ou efeitos de áudio.


E na construção sonora, em especial, deve-se ter uma atenção cuidadosa pois o áudio ajuda a conduzir o usuário na história - seja com trilha sonora, depoimento ou através de sons ambientes.


E é a respeito do último recurso que falaremos no artigo dessa semana. Continue a leitura para saber mais sobre a função do som ambiente em produções de filmes e vídeos.

 

O que é background?


O background, ou BG, são os sons ambientes contínuos presentes no vídeo. Ele auxilia na percepção do telespectador a respeito das mudanças de clima e cena, como os sons que caracterizam uma fazenda, ou uma grande cidade, por exemplo.


Define-se como um som que se ouve em segundo plano, com menor foco, em que a audiência deve notar com menor atenção. Significa dizer, que apesar da sua presença ser importante, o BG não deve estar acima da fala ou depoimento presente no vídeo.


Vídeo comercial para a Sorrifácil, produzido pela Recstory.

A função do som ambiente em produções audiovisuais


No geral, é comum existir mudanças de enquadramento durante uma única cena, e nesse sentido o som ambiente contribui para que a marcação de corte seja mais leve e não exista confusão para o telespectador em decorrência das mudanças de timbre, intensidade e volume de áudio.


Durante a produção de um vídeo, quando a equipe faz o deslocamento dos equipamentos para utilizar um outro enquadramento, a captação do áudio pode sofrer alterações em relação ao espaço, proximidade e até aumento de ruídos. E o som de fundo pode suavizar essas mudanças junto dos demais ajustes na pós-produção.


Por essa razão, em especial quando há captação de áudio, torna-se fundamental o recurso de ambientação sonora nos vídeos. Seja através de bancos de som ou gravação para manipulação do sound designer. Em produções realizadas em estúdio ou animação o BG se torna ainda mais importante, já que não existe captação mútua do áudio presente no ambiente.

 

Agora que você já entende a função do som ambiente nos seus vídeos e como ele pode torná-los ainda mais atrativos para o público, está na hora de colocar a mão na massa e produzir os seus conteúdos.


A Recstory dispõe de uma vasta opção de produções audiovisuais, atendendo o mercado empresarial e publicitário em Novo Hamburgo/RS e Vale do Sinos, com profissionais experientes, produzindo conteúdos criativos e de qualidade para que o seu negócio tenha resultados excelentes. Conheça nosso trabalho. https://www.recstory.com.br

349 visualizações0 comentário
bottom of page