top of page
  • Foto do escritorRecstory

5 dicas sobre tratamento de áudio em vídeos - Recstory



Quando um conteúdo audiovisual passa para a pós-produção, em algumas situações é necessário realizar a edição de todo o áudio também. O som de um vídeo passa pelas mesmas etapas das imagens: seleção, correção e ajustes.

Toda a sonoplastia, efeitos sonoros e trilha sonora podem ser adicionados ao vídeo na pós-produção, sem a necessidade de ser captado na gravação.


Antes de de falar sobre tratamento de áudio, já adiantamos que a melhor maneira de se ter um som excelente é realizando uma ótima captação, com todos os cuidados. Isso inclui a escolha do microfone, posicioná-lo em uma distância correta e cuidar com ruídos e sons externos.


Para saber mais sobre tratamento de áudio em vídeos e ainda conferir 5 dicas, continue a leitura!

Tratamento de áudio para vídeos


Vale ressaltar que hoje em dia a maioria dos softwares de edição de vídeos já entregam opções para tratamento de áudio, então nem sempre você precisará utilizar um editor específico para isso.

Existe uma infinidade de softwares para trabalhar o áudio dos conteúdos audiovisuais, entre eles estão: Adobe Audition, Audacity, Sony Vegas ou mesmo um editor de vídeo. Dependendo do programa utilizado, ainda é possível ter opções de presets (parâmetros pré-configurados) de áudio. Recomenda-se testar essas pré-configurações, pois podem entregar soluções eficazes, necessitando apenas de alguns ajustes mais simples.


5 dicas de edição de áudio


1. Tenha boas referências

Durante o processo de tratamento de áudio, podem surgir dúvidas sobre o volume do som, se está agudo ou grave demais, se o nível da trilha sonora está dificultando o entendimento da fala entre outros questionamentos. Nesse momento, ter duas ou três referências de vídeos que você confia e julga serem bons, pode auxiliar muito.


2. Revise o áudio em equipamentos diferentes

Para ter mais segurança sobre a qualidade do áudio - tanto no processo de edição, quanto finalizado -, confira em mais de um equipamento de som. Coloque no seu celular, utilize fones de ouvido ou caixas de som. Faça o mesmo teste com os conteúdos de referência mencionados na dica acima e compare os resultados, perceba se determinado efeito aparece mais no celular do que no computador.


3. Verifique o som em smartphones

Levando em consideração que o celular é onde as pessoas mais consomem informação, assistem vídeos e conteúdos, é extremamente importante verificar a qualidade do som nele. Por ter falantes pequenos, os aparelhos tendem a não reproduzir corretamente as frequências. Por exemplo: você adiciona mais graves do que é realmente necessário ou pode não perceber ruídos indesejáveis, seja em uma trilha ou locução.


4. Teste com fones de ouvido

No dia a dia, as pessoas tendem a reproduzir vídeos e áudios com os fones de ouvido, por comodidade. Por isso, teste o som em modelos mais convencionais e pequenos, mas também em fones mais robustos e grandes. Dessa forma é possível perceber mais detalhes, ruídos podem ser mais perceptíveis e fáceis de identificar.


5. Faça o teste em caixas de som

Para que seu conteúdo audiovisual - e o áudio dele - esteja funcionando perfeitamente e entregue um ótimo resultado onde quer que ele seja reproduzido, é importante realizar o mesmo teste em caixas de som. O teste pode ser realizado em caixas portáteis via bluetooth, para computadores ou de aparelhos maiores, e também em notebooks, TVs, som de carro e onde mais achar necessário.


Uma dica extra é não deixar o volume alto durante a edição de um áudio ou de um teste do mesmo. Coloque o som em uma altura razoável, mas que ainda permita ouvir bem todos os elementos sonoros. Isso é importante para não sofrer influências da reprodução, já que o nível de volume também altera a percepção do som.


Nós temos outros materiais sobre a parte de sonoplastia em vídeos que podem te auxiliar e serem grandes aliados. Se você quiser saber informações sobre a importância da trilha sonora no conteúdo audiovisual, acesse esse material. Mas se a sua curiosidade for sobre como definir a locução perfeita para o seu vídeo, leia esse artigo.


Se você quiser maiores informações, entre em contato com a nossa equipe e saiba como a Recstory pode te ajudar e contribuir para o crescimento e notoriedade da sua empresa com soluções audiovisuais.


Veja nosso portfólio.

383 visualizações0 comentário
bottom of page