top of page
  • Foto do escritorRecstory

Como definir a locução perfeita para o seu vídeo? - Produtora de vídeo Recstory

Atualizado: 13 de abr. de 2020



Para o conteúdo audiovisual, o som - seja ele locução ou trilha sonora - é tão importante para a sua compreensão quanto a imagem. Isso, porque além de enriquecer o material, a locução é a forma que a sua empresa tem de se comunicar com o público, é por esse motivo que a escolha dos elementos sonoros devem ser feitas com cuidado.

Mas assim como o processo de qualquer criação, algumas questões devem ser levadas em conta quanto à locução para vídeos. Falaremos sobre isso adiante.


Importância de escolher a locução correta


Assim como a trilha sonora é importante para os vídeos, a locução também carrega a sua parcela de crédito no resultado final de um conteúdo audiovisual.

Você sabe que houve acerto quanto à escolha de uma trilha sonora, no momento em que aquela música não causa desconforto em quem assiste ao vídeo, a sensação é de que tudo se interliga. Com a locução é a mesma coisa. O público não pode se sentir desconfortável ao ouvir determinada voz, transmitindo determinada mensagem.

O som em um vídeo tem a finalidade de dar o tom da mensagem a ser transmitida, ele caracteriza o material. O seu vídeo tem um toque natalino? É voltado para o comércio? O objetivo do conteúdo irá definir o tipo de voz que será utilizada. É nesse momento que o contratante também deve pensar se a voz será masculina, feminina, jovem, infantil etc.


Processo de escolha da voz


Para cada objetivo de vídeo, existe uma voz que irá se encaixar com a mensagem.

A voz masculina costuma ser usada em materiais formais, como é o exemplo dos vídeos institucionais ou explicativos. Já a voz feminina é vista como passional e capaz de convencer alguém à determinada ação, dois exemplos são os conteúdos com apelo emocional e os comerciais de compras.

Existem ainda, as locuções feitas tanto por crianças, quanto por idosos. A escolha da voz ideal, dependerá da mensagem que você deseja passar e do objetivo que a sua empresa tem para alcançar.


A produtora de vídeo que a sua empresa contratar deve ter alguns critérios no momento da definição da locução do conteúdo audiovisual a ser veiculado, como:


- Produto/serviço que a sua marca oferece

A locução precisa combinar com o produto ou serviço da empresa.

Se a sua marca possui uma loja de roupas segmentada à adolescentes, o melhor a se usar seria uma voz em que o público se identificasse, o fizesse sentir pertencente à algo, certo? É por isso que uma voz jovem, descontraída, com tom informal, se encaixa melhor nesse cenário do que uma voz com timbre sério e adulto.


- Para quem a mensagem será transmitida?

Definir o público para qual a mensagem será destinada é o segundo fator que deve ser analisado criteriosamente.

Essa etapa está interligada com a anterior. Exemplificando: você, alguma vez, se deparou com um conteúdo audiovisual apresentando produtos masculinos, sendo narrado por uma mulher? Ou vice-versa? Dificilmente. Isso, porque o resultado não seria o mesmo, pois o público não seria o correto.


Uma boa locução tem o poder de cativar o público de forma harmoniosa. Por ser responsável pela compreensão das pessoas em relação ao seu negócio, é imprescindível que a produtora de vídeo encarregada pela produção do conteúdo esteja atenta e cautelosa durante o momento de definição da locução do vídeo.


Aqui na Recstory, o cuidado vai desde o roteiro até a definição da locução de um conteúdo publicitário e/ou empresarial, seja ele institucional, comercial ou animação.

Para maiores informações acesse o nosso site.


333 visualizações0 comentário
bottom of page