Dicas de oratória: como falar bem em produções audiovisuais - Recstory



Para atrair um usuário para o conteúdo audiovisual da sua empresa, ele precisa ser - acima de tudo - bem produzido e ter uma boa oratória de quem estiver falando em frente à câmera. O medo das câmeras, a falta de prática ou a insegurança são situações que por si só causam desconforto antes mesmo da gravação.

Se você se identifica com o cenário citado, fique calmo: com algumas dicas e um pouco de preparação, é possível reverter essa situação e ter uma ótima oratória em vídeos.


Continue a leitura!

Como a oratória influencia no conteúdo audiovisual


Não é novidade que os vídeos estão por todos os lugares, em diferentes plataformas e para diferentes públicos. Em um ambiente em que há uma grande disputa pela atenção dos usuários, onde empresas querem entregar mais e melhor, é importante investir em uma experiência completa e que se destaque das demais.

E no caso da oratória, se ela não for realmente boa, pouco importará se o vídeo for bem produzido, editado e conter elementos visuais ricos. Isso, porque a fala e o modo que a pessoa se posiciona em frente à câmera são primordiais para que a repercussão do seu vídeo seja positiva.


A seguir, vamos te dar dicas valiosas para superar a timidez e desenvolver uma boa oratória.


Dicas de oratória: como falar bem em produções audiovisuais


A falta de prática, o medo e a timidez de estar em frente à uma câmera pode ser diferente para cada indivíduo e por consequência, serão superadas de formas distintas e pessoais. As dicas abaixo, são formas de ajudar a espantar o medo das câmeras e conseguir gravar vídeos que ajudarão a alavancar o seu negócio. Confira:


1. Defina seu objetivo

Por que você estará gravando determinado conteúdo? Para ensinar algo? Para transmitir o depoimento sobre uma marca? Ter isso em mente é importante para definir o objetivo que deve ser atingido e para poder destrinchar os argumentos ao longo do vídeo sem se perder.


2. Conheça seu público-alvo

As perguntas acima também servem para identificar para quem o conteúdo será destinado. Para falar diretamente com um público é preciso saber quem é ele, para assim adotar uma linguagem, postura e termos convincentes.


3. Fuja de termos difíceis

Mesmo quando um vídeo é direcionado para um público específico que conhece certas nomenclaturas, lembre-se que o conteúdo pode ser acessado por pessoas em níveis de entendimento menor, ou que simplesmente não conhecem certo termo e isso pode atrapalhar.


4. Treine o roteiro

O treino é essencial na oratória. Repassar o roteiro para um amigo, na frente do espelho ou em voz alta é muito importante para ouvir sua própria voz e identificar a entonação ideal. Vale lembrar que a ideia é memorizar pontos do roteiro e não decorar do início ao fim.


5. Sorria gentilmente

O sorriso é um ponto importante da comunicação, esse gesto não deve ser forçado muito menos esquecido. Sorrir gentilmente para sua audiência transmite segurança, confiança e simpatia. Permanecer sério durante todo o conteúdo, tende a entediar quem está assistindo.


6. Lembre de olhar para a câmera

Estar diante de uma câmera pode intimidar muitas pessoas, é natural. Mas durante a sua fala, seu olhar deve estar direcionado para ela, como se estivesse olhando nos olhos do espectador. Isso mostra que você está dando atenção a ele e que tem autoridade no assunto.


7. Seja sempre direto

Lembra da primeira dica que demos, sobre definir o objetivo da sua fala? Ela também é importante para que você não se perca no discurso e fuja da ideia que deseja transmitir. Saber o que deve ser dito e ser direto é a chave que garante que você não se perderá.


8. Não fale de forma apressada

Manter um ritmo de fala é essencial para o sucesso de uma oratória. Falar de forma apressada dificulta a compreensão, ao mesmo tempo que falar devagar demais também não é ideal. Faça pequenas pausas, use frases curtas e evite vícios de linguagem.


9. Esteja atento à linguagem corporal

A comunicação não-verbal é outro ponto que merece atenção. Use os movimentos corporais e faciais para que sua comunicação seja agradável com recursos que vão além da fala.


Como você sabe, para algumas pessoas o ato de falar em frente às câmeras é tarefa simples e o discurso flui naturalmente. Porém, para outras, a timidez e a dificuldade em ser desinibido atrapalham o andamento da gravação de um conteúdo audiovisual.

Para fazer conteúdos de qualidade é preciso também criar bons materiais audiovisuais que atraiam o público. E nós, da produtora de vídeo Recstory podemos te ajudar através de produção de vídeos diversos.


Conheça nosso trabalho.

https://www.recstory.com.br/

6 visualizações0 comentário