top of page
  • Foto do escritorRecstory

Quais são as etapas de pré-produção de um vídeo? - Recstory



No audiovisual, a pré-produção é uma etapa que merece uma atenção especial. É justamente nesse momento que todos os detalhes são discutidos, e ter isso definido ajuda a evitar retrabalhos e demais imprevistos.


É na pré-produção que os detalhes técnicos são previstos, quais são os profissionais necessários para atender aquele projeto e qual é o orçamento necessário para realizar a produção, ajudando a evitar gastos surpresa. Além de ter prazos previamente definidos.


No artigo de hoje, nós vamos te mostrar tudo o que antecede o momento da produção e quais são as etapas de pré-produção de um vídeo. Não deixe de acompanhar até o final!


 

A etapa de pré-produção serve, de forma resumida, para familiarizar todos os envolvidos com a produção e entender tudo o que irá acontecer, como, quando e de que maneira. É quando pensa-se em logística, cenário, equipe, atores ou apresentadores e equipamentos.


Tudo isso é importante para ajustar e adaptar os detalhes dentro da diária de filmagem. Para saber como planejar uma diária de gravação, separamos esse material. A seguir, vamos listar as etapas de pré-produção de um vídeo:


Quais são as etapas de pré-produção de um vídeo?


Esse processo pode envolver uma série de etapas, tudo irá depender do tamanho e da necessidade que a sua produção pode demandar. Mas, no geral, ela seguirá sempre o mesmo padrão.


Quando você está familiarizado com as etapas que envolvem uma pré-produção, fica mais fácil saber e prever qual é o próximo passo e tudo o que deve ser feito antes de iniciar a filmagem. Ter essa visão ajuda a tornar a produção mais fluida e descomplicada.


Esboço do roteiro: na maioria dos casos, ter em mãos um roteiro minimamente finalizado é fundamental para definir o orçamento daquela produção. Porque muitas vezes, ele já traz informações de cenário, elenco e tudo isso influencia na verba.


Finalização do orçamento: uma série de detalhes pode ajudar a definir o orçamento de uma produção. E ao estudar o roteiro, fica mais fácil visualizar o valor de cada item e como ele interfere no total. Dessa forma, você evita gastos que não estavam planejados.


Visitas técnicas: conhecer o local da filmagem também é importante para evitar imprevistos. Isso porque cada locação exige um cuidado próprio, possui uma iluminação diferente e podem haver ruídos, demandando equipamentos variados.


Seleção do elenco: se a produção necessitar de atores ou apresentadores, é crucial levar em conta a imagem que a empresa busca transmitir para fazer a seleção do elenco. Se a ideia é apresentar uma mensagem mais descontraída ou formal, por exemplo.


Preparação técnica: com as etapas acima finalizadas, é hora de preparar a logística da produção. Quais equipamentos serão necessários? Quem são os profissionais escalados? Como será feito o deslocamento e qual o horário de saída?


Equipe e equipamentos: ao definir a equipe e os equipamentos que serão utilizados, pode haver a necessidade de contratar um profissional externo ou alugar um equipamento, dependendo da produção. Também deve-se revisar as baterias, cartões de memória, etc.


Leitura do roteiro: a última etapa consiste em reunir todos os envolvidos na produção para ler o roteiro e acertar todos os detalhes. Nesse momento, define-se como será o dia da filmagem e toda a montagem das cenas já começa a ser visualizada.


 

Ter conhecimento sobre as etapas de pré-produção, permite um olhar mais geral de tudo que irá acontecer. E quanto mais você preparar esse processo, melhor será o aproveitamento no dia da filmagem - e o seu orçamento.


Caso esteja pensando em uma produção audiovisual para o seu negócio, você pode contar com a Recstory! Oferecemos serviços que atendem os objetivos do mercado publicitário e empresarial.


Atuando com profissionais experientes, realizamos a produção de conteúdos em vídeo, desde a animação ao institucional, para que o seu negócio tenha ótimos resultados. Clique no botão abaixo e conheça nossos trabalhos!


Comments


bottom of page