top of page

Filmes animados ganham destaque na TV e na internet - Recstory



Com a consolidação dos vídeos no meio digital, as empresas iniciaram a busca por formas interessantes e chamativas para atrair as pessoas. E aí, os vídeos animados começaram a entrar (ainda mais) em cena.


Porém, mais do que uma opção atrativa, o motion design é uma questão de identidade de marca. Uma animação pode reforçar o posicionamento de uma empresa, destacá-la no mercado e ser reconhecida como autoridade.


Nesse artigo - com um formato diferente -, além de abordar sobre o destaque dos filmes animados para TV e internet, nós vamos trazer Ane Schütz, designer e ilustradora, para falar sobre o processo de criação para as animações da Doctor Clin e Prefeitura de Caxias do Sul.


 

Podemos dizer que um dos principais impulsionadores para o sucesso dos vídeos animados, é justamente a adaptabilidade desse formato. Você pode transmitir as mais diversas mensagens através das animações.

É um conteúdo que pode apresentar o seu negócio, passar informações técnicas e complexas, vender um produto ou serviço e ainda ensinar algo novo. Com criatividade, opções não faltam.


Animação para a Doctor Clin, produzida pela Recstory com ilustrações de Ane Schütz


E tudo isso de maneira criativa, dinâmica, eficiente e que dão um brilho nos olhos de quem assiste. Além de trazer diferencial nos materiais oferecidos, despertando a certeza de que a sua empresa é inovadora e pensa em formas diferenciadas de divulgar seus conteúdos.


Eu percebo que cada vez mais as empresas têm entendido que ilustração e animação são ótimas ferramentas para contar histórias.

Ane Schütz


Não é à toa que estamos vendo ainda mais vídeos animados no meio digital e na televisão. Os VTs animados vieram como uma ferramenta que desperta e prende a atenção dos telespectadores. Sendo assim, uma ferramenta efetiva para atrair e até consolidar os consumidores.


Animação para a Prefeitura de Caxias do Sul, produzida pela Recstory com ilustrações de Ane Schütz


Conforme introduzimos no início do artigo, entrevistamos Ane Schütz (designer, ilustradora e artista visual) para entender o processo por trás da produção dos VTs da Doctor Clin e Prefeitura de Caxias do Sul.


A profissional nos contou como vieram as ideias e inspirações, quais referências estiveram presentes e como enxerga o movimento da animação entrando cada vez mais no audiovisual.


Em sua trajetória de mais de 15 anos, a Ane já trabalhou ao lado de grandes marcas como Google, OPI, Unilever, Petrobras, Vivo, Paramount Pictures, O Boticário, Nestlé.

Sua experiência inclui as áreas de: ilustrações digitais, aquarelas, design visual, lettering, pixel art, UI design, entre muitas outras.


Confira a conversa que tivemos com ela a seguir.


Nos conte um pouco sobre o processo de criação para as artes dos dois vídeos. Como vieram as ideias e inspirações?


Ane: O processo de criação começa com o entendimento da necessidade do cliente, o que ele quer comunicar e quais os objetivos do projeto.

A partir disso, a gente busca referências, trabalha em moodboards pra definir o estilo, além de entender a linguagem visual do cliente; muitas vezes a direção de arte do projeto da um direcional nesse sentido, e a partir disso eu faço minhas sugestões.


Com o briefing dos clientes em mãos, qual era o conceito proposto e quais referências te ajudaram nessa etapa?


Ane: Com tudo isso definido, a gente parte pra execução, que começa na criação de esboços a partir do roteiro.

No caso de DoctorClin, as referências tinham uma pegada contemporânea, num estilo flat e com uso de patterns e detalhes sutis. Por ser uma marca de saúde, a linguagem precisava ser amigável, convidativa e leve.

Já no caso de Caxias, fui para um estilo com mais detalhes, contornos marcados, e com uma paleta de cores mais limitada. E por causa do tema do vídeo, pude brincar com luz e sombra de uma forma diferente, usando cores sólidas e contrastes pra materializar a iluminação de forma que respeitasse a linguagem da campanha.


Como você tem visto esse momento da animação e do design entrando cada vez mais no audiovisual?


Ane: Eu percebo que cada vez mais as empresas têm entendido que ilustração e animação são ótimas ferramentas para contar histórias.

Elas permitem mundos infinitos, facilitam a compreensão e têm forte apelo visual. E esse movimento é bem interessante porque transforma os padrões do mercado de comunicação e audiovisual.

Então pra nós, que somos profissionais dessas áreas, é um momento de muita satisfação, aprendizado e crescimento, e acredito que só tende a crescer nos próximos anos.

 

E aí, gostou desse novo formato de artigo?


Se você gosta do ramo da animação, nós temos uma categoria no nosso blog repleta de artigos relacionados ao tema. E em breve compartilharemos mais uma experiência de produção audiovisual, acompanhe nossos conteúdos e redes sociais para não perder.


Se ficou com vontade de produzir um vídeo animado ou comercial para sua empresa, chame nossa equipe! A Recstory atende o mercado corporativo e publicitário, produzindo conteúdos criativos e de qualidade. Clique no botão abaixo e veja nossos trabalhos!


52 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page