top of page
  • Foto do escritorRecstory

O microfone ideal para cada tipo de produção audiovisual - Recstory



Um vídeo bem produzido é o segredo para um conteúdo audiovisual de sucesso, capaz de atrair e convencer o público-alvo. Mas para que isso aconteça, é fundamental ter atenção redobrada com a qualidade de imagem e áudio do material.


Conteúdos inaudíveis, com ruídos externos, de má qualidade ou estourados, não transmitem uma boa imagem, não é mesmo? Por isso é tão importante saber qual tipo de microfone é o mais adequado para cada situação.


Entre eles estão os microfones direcionais, responsáveis por captar o som em uma única direção, evitando o ruídos do ambiente; bidirecional que capta o áudio na frente e atrás do microfone e o omnidirecional que é capaz de captar o áudio em todas as direções.


Com base nessas informações, você viu como é importante saber qual é o melhor tipo de microfone para cada vídeo? Para solucionar dúvidas, no artigo dessa semana vamos mostrar o microfone ideal para cada tipo de produção audiovisual. Continue a leitura!

 

Por que o uso do microfone é tão importante?


Ao optar por utilizar o próprio microfone da câmera, os riscos do equipamento captar todo o som do ambiente é extremamente alto. E imagine só: você decide produzir um vídeo institucional na sua sede, com depoimento do diretor da empresa e ao fundo escuta barulho de máquinas, telefone tocando, pessoas conversando?


Os ruídos não só passam a impressão de falta de profissionalismo, como dispersa a atenção do usuário e o faz abandonar seu conteúdo. Sem contar que são problemas difíceis de serem corrigidos e ajustados pela equipe de edição na pós-produção.


Portanto, o microfone correto e para uma determinada produção é de extrema necessidade para entregar conteúdos de qualidade.


Mas, qual é o microfone ideal para cada tipo de produção?


A seguir, vamos te mostrar os formatos de microfone disponíveis no mercado e para qual produção ele pode ser utilizado. Confira:


Microfone de lapela

Fonte: Reprodução


O microfone de lapela, por ficar próximo à boca, é ideal para captações em ambiente externo, com barulho ao redor. Ele é comumente fixado na camisa do interlocutor, sendo assim, utilizado especialmente em produções com entrevista.


Por ser um equipamento discreto, que deixa as mãos do interlocutor livres, é ótimo para vídeos tutoriais e de demonstração de produtos.


Um receptor é utilizado para transmitir o som e deve estar conectado ao microfone no caso de haver fio, ou estar próximo sendo o modelo sem fio, para que não exista falhas no áudio.


Microfone shotgun

Fonte: Reprodução


O microfone shotgun é responsável por captar o áudio de forma bem direcionada.


Quando é posicionado no ambiente, bem acima do interlocutor, o microfone registra o som exatamente onde o equipamento está apontando, o que contribui para evitar ruídos desagradáveis do entorno.


Como se trata de um microfone maleável, podendo ser usado com suporte ou com alguém manuseando, o shotgun pode ser utilizado em todos os tipos de produções audiovisuais.


Microfone USB

Fonte: Reprodução


Por ser um microfone com conexão em computador, o microfone USB - ou condensador - é ideal para vídeos em estúdio ou captação exclusiva de áudio. Dessa forma, os ruídos são eliminados e o equipamento entrega um som limpo e de qualidade.


Por sua vez, o seu uso externo não é recomendado em decorrência da redução de mobilidade que o microfone USB traz, visto que precisa estar conectado em um computador ou notebook.

 

Com tantas possibilidades disponíveis no mercado atualmente, com certeza um desses tipos de microfone é o ideal para a produção audiovisual que você está idealizando. E uma vez equipado com a câmera e o microfone corretos, você produz conteúdo relevante e de qualidade para seus clientes.


Ficou curioso? Vamos conversar e produzir vídeos de sucesso para o seu negócio!


A produtora de vídeo Recstory oferece serviços que atendem os mais diversos objetivos do mercado publicitário e empresarial com profissionais experientes, produzindo conteúdos criativos e de qualidade para que o seu negócio tenha resultados excelentes.


Veja nosso trabalho.


408 visualizações0 comentário
bottom of page