Pré-produção: como planejar uma diária de gravação - Recstory



Uma boa organização da diária de gravação é crucial para evitar imprevistos, fazer um bom uso do tempo de filmagem e tornar o processo muito mais proveitoso e descomplicado.

A diária, nada mais é, do que o número de horas que a equipe de filmagem usará para captar o material que será usado para a elaboração do vídeo final. Seja a gravação realizada em estúdio, locação externa ou na própria empresa.


Quer saber como planejar uma diária de gravação? Então, continue a leitura!

Como planejar a dinâmica de uma diária de gravação?


No momento da produção de um conteúdo audiovisual, é importante estar ciente e entender todos os passos que serão dados durante a diária de gravação. Isso, porque entender o que e quando será realizada cada etapa, auxilia em uma execução eficiente.

A seguir, vamos te dar dicas para planejar sua diária de gravação:


Faça uma visita de pré-produção na locação


Saber e conhecer o local em que a filmagem irá acontecer, é fundamental para evitar imprevistos indesejados. Cada locação exige cuidados distintos; enquanto um estúdio é um ambiente mais controlado, uma locação externa ou uma empresa demandam atenções diferentes, como clima e ruídos. Ao escolher um local para realizar a gravação, é necessário estabelecer também o horário. Pois, iluminação, circulação de pessoas, som de carros, máquinas etc., podem interferir. Além do mais, em caso de uma locação externa, é importante saber com antecedência qual é a posição do sol, a dimensão do espaço, como aproveitá-lo da melhor forma e quais equipamentos são indispensáveis para aquela locação.


Elabore um cronograma de filmagem


É crucial gerenciar o tempo de gravação. Dessa forma, um cronograma de filmagem contribui para separar as cenas que estão descritas no roteiro para um melhor aproveitamento e logística na locação. Como por exemplo: realizar a gravação em ordem de percurso, mesmo que as cenas sejam separadas e assim, iniciar a produção audiovisual entrando na empresa, ao invés de estar em um ponto e depois voltar para o local. Além de gravar todas as cenas que precisam ser captadas num determinado local, e depois disso, ir para o próximo ambiente.


Controle e use bem o tempo


O tempo é um dos recursos mais importantes para manter-se atento antes e durante a gravação. Isto é, organizar o que será filmado dentro daquele período é essencial para não deixar o prazo apertado e assim, interferir em todo a captação do vídeo. Uma dica extra é utilizar mais de uma diária de gravação, de acordo com a necessidade, e assim, garantir que todo o material seja gravado com tranquilidade. Esse tempo a mais pode fazer toda a diferença na gravação, além de permitir refazer algum take ou uma cena de última hora.


Certifique-se que todos saibam da gravação


A filmagem está agendada, sua empresa e a produtora de vídeo responsável pela produção estão organizadas e preparadas para o data. Mas em caso de uma gravação na própria sede, os seus funcionários e colaboradores sabem que haverá uma gravação no local? Tudo estará confirmado quanto ao horário para que não haja interferências? É essencial que todos no ambiente estejam cientes da filmagem, com antecedência.


Gravações mais simples normalmente vão demandar diárias mais curtas, da mesma maneira em que filmagens que necessitem de mais ângulos, captação de depoimentos, imagens da produção de um produto vão acabar tomando mais tempo.

Caso seja necessário, use aquela diária reserva que nós já falamos. Isso, com certeza, vai fazer com que você tenha mais organização, consiga controlar melhor seu tempo, e assim, garantir um ótimo vídeo final.


Ao contratar uma produtora de vídeo, ela irá auxiliar sua empresa quanto a esses detalhes importantes e saber qual a melhor alternativa.

Se você quiser maiores informações, entre em contato com a nossa equipe e saiba como a Recstory pode te ajudar e contribuir para o crescimento e notoriedade da sua empresa através de conteúdo audiovisual.


Veja nosso trabalho.

https://www.recstory.com.br

52 visualizações1 comentário