top of page

Qual a função da direção de fotografia no audiovisual? - Recstory



Você, provavelmente, já assistiu algum filme ou série e se vislumbrou com o trabalho de direção de fotografia da mesma, não é? O mesmo pode ter ocorrido com um conteúdo audiovisual. Isso, porque a equipe envolvida nessa etapa é minuciosa antes mesmo de mostrar o resultado final em tela para a audiência.

Esse setor é responsável por dar vida ao roteiro e às ideias do diretor da produção, isto é, tudo que abrange a construção da imagem de uma obra audiovisual. Por conta disso, o profissional é necessário desde os primeiros passos do processo de produção, para as etapas de tomada de decisão.


Para entender um pouco mais sobre a função da direção de fotografia no audiovisual, continue a leitura desse artigo.


O que é a fotografia no audiovisual?


Para expressar cada ideia, mensagem e objetivo de uma obra audiovisual, a estética pode variar significativamente. Ou seja, as cores, os enquadramentos, os movimentos de câmera, etc.

Por exemplo: luzes que objetivam estimular a inspiração, dramaticidade, melancolia, são diferentes entre si, ou o foco em uma cena ou ambiente específico para atrair a atenção da audiência.

A parte mais importante do vídeo é transmitir uma mensagem que inspire o espectador. O trabalho em equipe se torna essencial para que o diretor de fotografia se alinhe com as demais áreas de produção, como arte, direção e áudio.


Qual a função da direção de fotografia em vídeos?


De forma ampla, o diretor costuma dar a sua visão sobre a produção como um todo, quais são as sensações que o conteúdo deve passar, como ele quer que seja o resultado final do projeto. O papel da cinematografia, por sua vez, é pegar todas essas ideias e torná-las reais. Esse profissional atua diretamente com o diretor de produção e de arte.


As funções abaixo trabalham em conjunto com o diretor de fotografia:

  • Operador de câmera: responsável pelo manuseio do equipamento.

  • Claquetista: faz a marcação da cena ou take.

  • Iluminação: cuida do ajuste de luzes.

  • Técnico de imagem visual: garante uma unidade visual.

  • Enquadramento: ajusta a posição da câmera para cada cena.

  • Logger: checa todos os arquivos captados.

  • Maquinista: realiza a montagem dos equipamentos no set.

  • Eletricista: cuida das ligações elétricas.


O diretor de fotografia é, então, quem coordena e supervisiona toda a equipe envolvida na fotografia da produção, garantindo que o resultado transmita com aptidão as ideias do roteiro e do diretor.

Agora que você conhece melhor as funções da direção de fotografia e sabe como ela pode aprimorar ainda mais os seus vídeos, é hora de produzi-los! E a produtora de vídeo Recstory, que atua no mercado audiovisual com profissionais experientes que transmitem a mensagem de cada empresa com criatividade e diferencial.

Conheça nosso trabalho.

269 visualizações0 comentário
bottom of page