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11 tendências audiovisuais para ficar de olho em 2021 - Recstory



As mudanças no mercado que foram desencadeadas com o isolamento social, mudaram o formato dos conteúdos utilizados por diversas empresas, e isso forçou-as a reinventarem suas estratégias de vídeo marketing, entre outras.

No ano de 2020, o vídeo se tornou uma ferramenta extremamente forte de entretenimento, educação, vendas e trabalho. E, assim como em outros anos, os conteúdos audiovisuais seguirão em alta durante 2021. Porém, estima-se que alguns conteúdos serão mantidos na estratégia das empresas mesmo após o fim da pandemia: como as transmissões ao vivo, por exemplo.


Com base nisso, listamos 11 tendências em vídeos para ficar de olho em 2021! Confira a seguir.


1) Transmissões ao vivo

Com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), estima-se que o marketing de influência baterá R$ 10 bilhões em 2021, de acordo com o portal Mundo do Marketing. Forçadas à entregar conteúdos novos e diversificados ao público, as empresas viram nas lives uma forma eficiente de interação com o público, e tal método é uma grande aposta para o ano que está iniciando. Se você quiser saber mais sobre live streaming, separamos este material.


2) Live commerce

Uma tendência já consolidada na China, e que deve ser vista com maior frequência no Brasil é a live commerce, que nada mais é do que uma transmissão ao vivo para demonstrar um produto e interagir com o público, direcionando o usuário para um canal onde ele poderá realizar a compra - através de links ou até QR Code. Reunimos mais informações sobre live commerce neste artigo.


3) SEO para vídeo

Você provavelmente já ouviu o seguinte ditado: quem não é visto, não é lembrado.

E no mundo dos negócios, essa afirmação cai como uma luva. Por essa razão, o SEO para vídeos ainda é imprescindível para qualquer estratégia de vídeo marketing. Em virtude do alto número de vídeos consumidos pelos usuários e da vasta gama de conteúdos, as boas práticas de SEO são essenciais para se destacar. Listamos 4 táticas de vídeo SEO nesse artigo.


4) Legenda

Outro recurso para ficar de olho em 2021, é a legenda em vídeos, cada vez mais utilizada e necessária. Em diversos momentos, assistimos vídeos sem áudio voluntariamente – por comodidade – e involuntariamente – as redes sociais são otimizadas para dar play em vídeos automaticamente. Vale ressaltar que as legendas também são essenciais para a acessibilidade. Saiba mais.


5) Storytelling

O entretenimento é um método importantíssimo de conexão entre empresas e consumidores. É recomendado que a relação estabelecida com o cliente seja emocional, dessa forma o produto será desejado, além de necessário. Por isso, contar histórias em vídeo através do storytelling é uma tendência em ascensão nesse ano. Entenda a estratégia.


6) Vídeos educacionais

Durante o período de isolamento, a busca por vídeos educativos - sobre diversos temas - cresceram significativamente. E a expectativa é que eles permaneçam em alta nesse ano, desde os vídeos educacionais, tutoriais ou de treinamento.


7) Vídeo 360º

Os clientes têm muito mais interesse em ver o produto que pretendem adquirir, do que ler as informações sobre o mesmo. Alguns vídeos possibilitam uma interação por parte do usuário, permitindo que escolha quais informações e quando desejam assistir, que são os vídeos 360º ou imersivos/esféricos.


8) Temas sociais

Cada vez mais, o usuário está buscando hábitos mais conscientes e marcas que estejam com o pensamento alinhado a esses ideais. Por essa razão, investir em vídeos sobre saúde mental, igualdade, educação e mudanças climáticas, por exemplo, serão vistos com frequência em 2021.


9) Eventos online

O mercado de eventos foi um dos que mais foi forçado a adaptar sua estratégia. Com o cancelamento de eventos presenciais, os evento online se consolidou. Através de vantagens como maior alcance e redução de custos, o uso da tecnologia no nicho poderá se manter forte mesmo ao final da pandemia. Se você quiser saber como adaptar esses conteúdos, leia esse artigo.


10) Vídeos longos ou extremamente curtos

Também estarão em alta os vídeos que passam dos 15 minutos, em razão da disponibilidade dos usuários para consumir conteúdos audiovisuais. Ao lado oposto, uma estratégia vantajosa será os vídeos extremamente curtos, de até 10 segundos, que instigam o usuário a procurar mais informações sobre aquele conteúdo nos canais da marca.


11) Retransmissão de videoconferências

Como muitas empresas precisaram aderir ao trabalho remoto, o home office, as reuniões via Zoom, Google Meets e demais plataformas, foram essenciais para que as empresas continuassem funcionando. E pensando nisso, a retransmissão desses vídeos será uma grande tendência esse ano, seja para educar o público com conteúdos de valor ou em ações e comunicação interna.


Ano após ano, os vídeos ganham ainda mais espaço no mercado e nas formas de divulgação de negócios. Seja qual for a finalidade, os conteúdos audiovisuais têm muito a contribuir na estratégia de comunicação das marcas.

Se você ficou instigado para começar a colocar essas tendências em prática, conheça o trabalho da produtora de vídeo Recstory e saiba como podemos auxiliar na visibilidade da sua empresa frente ao mercado.

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