top of page
  • Foto do escritorRecstory

5 dicas para prender a atenção do público nos seus vídeos - Recstory



Muito mais do que apenas atrair a audiência, é importante pensar em formas de prender a atenção das pessoas enquanto elas consomem o seu vídeo. Essa é a principal maneira de trazer engajamento para seus conteúdos e garantir o sucesso deles.


E nesse aspecto, muito se fala em taxa de retenção. Essa é uma forma de medir o tempo de visualização de um vídeo, ou seja, identificar até onde as pessoas estão consumindo o conteúdo e quantas chegam até o final.


Para te ajudar, descubra ao longo desse artigo como melhorar a retenção dos seus conteúdos com essas 5 dicas para prender a atenção do público nos seus vídeos.


 

Quando uma pessoa começa a assistir um conteúdo em vídeo, a taxa de visualização aumenta mesmo nos primeiros segundos. E é aí que entra a importância da taxa de retenção. Através dela, é possível realizar análises que ajudam a entender o desempenho do conteúdo.


Como dissemos, é uma taxa que mede o tempo de visualização, a porcentagem de pessoas que assistiram até o fim, mas também traz dados que permitem entender qual ponto do vídeo está perdendo audiência.


E como no meio digital as coisas operam como um ciclo, essa taxa tende a ajudar no rankeamento e no SEO. Uma vez que os mecanismos entendem que o seu conteúdo é de fato relevante para o público. Mais retenção traz mais relevância ao seu vídeo.


Se você não está muito familiarizado(a) com esse termo, preparamos 5 dicas para trabalhar na retenção e prender a atenção do público nos seus vídeos.


5 dicas para prender a atenção do público nos seus vídeos


Agora que você já sabe um pouco mais sobre a taxa de retenção, como ela funciona e a sua importância para os mecanismos de busca, chegou a hora de conferir as dicas que preparamos!


1) Produza conteúdos interessantes

Tudo começa - e é influenciado - pelo vídeo que você vai divulgar. Isso porque bons conteúdos, com temas relevantes e bem produzidos tem mais facilidade em chamar a atenção das pessoas.


Priorize assuntos que são de domínio do seu negócio, que você possa falar com facilidade e que possa trazer uma informação nova ou mesmo algo a ser ensinado à audiência. Entender o que o seu público busca consumir é o primeiro passo.


2) Instigue a curiosidade do público

Outra forma de trabalhar a retenção do seu vídeo é instigando a curiosidade do público. Você pode trabalhar essa técnica no título ou na descrição do conteúdo ou mesmo ao longo do vídeo, para deixar a audiência interessada no que você tem a falar.

Você pode fazer isso, por exemplo, listando os temas que serão abordados ao longo de todo o vídeo e trazendo o estímulo dos gatilhos mentais, uma estratégia que visa influenciar uma tomada de decisão.


3) Foque no propósito do vídeo

Para não se prolongar muito e causar desinteresse, tenha sempre em mente o objetivo do seu vídeo. A maioria das pessoas tende a abandonar um conteúdo quando ele fica confuso, perdido e com muitos desvios.


Mantenha o foco na mensagem que deve ser transmitida e priorize conteúdos concisos e mais curtos. Um vídeo muito longo também corre o risco de ter uma taxa alta de desistências. E o que isso tudo significa? Planejamento e um bom roteiro.


4) Seja verdadeiro e transparente

Mais uma característica que contribui para a taxa de abandono, são os conteúdos audiovisuais que não condizem com o título, thumbnail ou demais chamadas. Por isso é importante ser fiel e transparente na hora de descrever o seu conteúdo.


Você pode usar ferramentas que despertem a curiosidade das pessoas para assistir o seu vídeo até o final, mas evite utilizar isso como uma falsa promessa e lembre-se de cumprir com tudo o que for prometido.


5) Atente-se à pós-produção

A hora da pós-produção é fundamental para ajustar todo o material e deixá-lo pronto para ser divulgado. Você pode remover os erros, pausas muito demoradas, fazer ajustes de cor e ainda adicionar elementos que ajudem a prender a atenção das pessoas.


No audiovisual, existem diversos recursos que podem ser trabalhados justamente para aperfeiçoar o conteúdo e torná-lo mais atraente. É o caso da psicologia das cores, planos e enquadramentos e toda a parte de áudio.


 

Com todas essas dicas à disposição, você está pronto para começar a planejar seus conteúdos e colocá-los em prática! E a Recstory, atua com diversas soluções audiovisuais para seu negócio ter ainda mais sucesso no meio digital e no mercado.


Para ajudar a sua empresa nessa demanda de vídeos, atuamos com profissionais experientes, e vídeos desde a animação ao institucional são produzidos para que o seu negócio tenha resultados incríveis. Clique no botão abaixo e conheça nossos trabalhos!



bottom of page